Exposição de Rui Aguiar no Museu de Aveiro / Santa Joana.

A celebração dos 80 anos de vida do pintor Rui Aguiar constitui uma oportunidade para reconhecer a sua contribuição para o mundo da arte. Celebramos esta data em parceria com o Município de Aveiro concretizando, em catálogo e numa exposição, a apresentação de um conjunto de obras reveladoras de alguns Rastos e Fragmentos do seu percurso artístico.
A mostra é organizada em três partes: actualidade/arte digital; Sal/Aveiro; e um olhar arte povera/a Fábrica. Três Fragmentos de um percurso correspondentes a três momentos chave de mudança e de maturidade na concepção artística que nos permitem observar singularidades temporais e simultaneamente características identitárias do percurso de Rui Aguiar, os seus Rastos.
As obras expostas permitem explorar a diversidade e a singularidade do trabalho de Rui Aguiar. São escolhidas entre aquelas que o pintor conservou no seu atelier como «obras disponíveis para eventuais exposições antológicas» e obras inéditas que encontram agora a oportunidade e motivo de exposição. São obras que revelam o essencial das técnicas exploradas e introduzidas na Pintura, rastos do engenho do artista que constituem as suas marcas identitárias.
A inauguração contará com um momento musical “Poemas de Sal”, ao som da guitarra de Paulo Vaz de Carvalho e da voz de Rita Moreira.
A exposição estará patente até dia 27 de Abril no Museu de Aveiro / Santa Joana, de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00.